Quem é a Professora Laíde?

Sou uma pessoa que gosta, que sente compaixão pelo outro. Tenho empatia e minha prioridade é o contato direto com o ser humano. Só quem se coloca no lugar do outro encontra o seu. Não sou uma máquina de transformar pessoas que friamente requer resultados. Respeito qualquer indivíduo, mesmo aqueles que possuem limitações e em suas particularidades. E sinto que esse é o momento de fazer algo maior pela sociedade. Por isso estou me candidatando a vereadora de Juiz de Fora para que, juntamente com minha experiência de mais de 30 anos com a educação, consiga tratar a população com respeito e com a dignidade devida, principalmente em relação à representação nos órgãos públicos. Conhecimento não é titulação. Também é história de vida.

Laíde de Fátima Oliveira Rocha, conhecida como Professora Laíde, é uma educadora com mais de 30 anos de experiência na rede pública de ensino de Juiz de Fora, Minas Gerais. Nascida em 18 de outubro de 1967, ela é candidata a vereadora nas eleições de 2024 pelo partido União Brasil, com o número 44.111. Laíde possui formação superior e pós-graduação em educação. Seu compromisso inclui a promoção de políticas públicas voltadas para a educação, inclusão social, e a valorização da cidadania. Ela defende a importância da participação da comunidade nas decisões políticas e busca garantir acesso a serviços de qualidade para todos os cidadãos.

Projetos Educacionais Implementados

A Professora Laíde tem se destacado em Juiz de Fora por implementar diversos projetos educacionais voltados para a inclusão e a qualidade do ensino. Entre suas iniciativas, destaca-se a promoção do ensino colaborativo, que visa garantir a presença de mais professores nas salas de aula para atender alunos com necessidades especiais, assegurando uma educação inclusiva e de qualidade.

Além disso, ela tem contribuído para a formação continuada de professores, buscando aprimorar as práticas pedagógicas e a inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares. Laíde também tem defendido a criação de programas de educação ambiental e a valorização da diversidade cultural nas escolas, promovendo eventos e atividades que engajem a comunidade escolar.

Esses projetos refletem seu compromisso com uma educação que respeita as diferenças e promove a equidade, buscando sempre o desenvolvimento integral dos alunos.

Resultados dos Projetos Educacionais

Os principais resultados dos projetos educacionais implementados por Laíde em Juiz de Fora incluem a criação e fortalecimento do Programa Especializado de Atendimento à Criança Escolar (PEACE), que, desde 2001, oferece suporte a alunos com deficiência e dificuldades de aprendizagem. Este programa se expandiu para incluir núcleos regionais que atuam na formação de professores e no suporte às escolas.

Outro resultado significativo foi a formação de 2.675 profissionais da educação entre 2004 e 2014, através de convênios com o MEC, que contribuíram para a implementação de práticas inclusivas e a promoção da educação para todos. A cidade se destacou como polo formador em políticas de educação inclusiva, refletindo um compromisso com a igualdade de acesso à educação de qualidade. Esses esforços ajudaram a consolidar Juiz de Fora como um exemplo de inclusão e diversidade na educação.

Impactos dos Projetos na Vida dos Alunos

Os projetos educacionais implementados por Laíde em Juiz de Fora tiveram impactos significativos na vida dos alunos. Entre os principais resultados, destaca-se a melhoria no desempenho escolar de alunos beneficiados por programas de inclusão, que proporcionaram suporte a crianças com deficiência e dificuldades de aprendizagem. Esses alunos apresentaram aumento na qualidade de vida e redução do estresse, refletindo um ambiente escolar mais positivo.

Além disso, a promoção de atividades extracurriculares e eventos esportivos e culturais ajudou a fortalecer o senso de comunidade e a inclusão social, permitindo que os alunos se envolvessem em experiências enriquecedoras. A educação física e projetos sociais nas escolas também contribuíram para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, preparando os estudantes para os desafios da vida cotidiana.

Esses resultados mostram como os projetos de Laíde não apenas melhoraram a qualidade da educação, mas também promoveram um ambiente mais inclusivo e acolhedor para todos os alunos.

Habilidades Desenvolvidas pelos Alunos

Os projetos educacionais implementados por Laíde em Juiz de Fora possibilitaram o desenvolvimento de diversas habilidades nos alunos, incluindo:

  1. Habilidades Socioemocionais: Os alunos aprenderam a trabalhar em equipe, desenvolver empatia e a resolver conflitos de forma pacífica, essenciais para a convivência social.
  2. Pensamento Crítico e Criativo: Através de metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Projetos, os estudantes foram incentivados a pensar de forma crítica e a buscar soluções inovadoras para problemas reais.
  3. Autonomia e Proatividade: Os projetos estimularam a autonomia dos alunos, encorajando-os a tomar iniciativa e a se tornarem protagonistas de seu próprio aprendizado.
  4. Comunicação e Liderança: As atividades em grupo e as apresentações de projetos ajudaram a desenvolver habilidades de comunicação interpessoal e liderança, preparando-os para o mercado de trabalho.
  5. Inclusão e Diversidade: Os programas voltados para a inclusão promoveram a aceitação das diferenças e a valorização da diversidade, preparando os alunos para um mundo multicultural.

Essas habilidades não apenas contribuíram para o desempenho acadêmico, mas também prepararam os alunos para desafios futuros em suas vidas pessoais e profissionais.

Metodologias para Estimular o Pensamento Crítico e Criativo

Os projetos educacionais implementados por Laíde ajudaram os alunos a pensar de forma crítica e criativa por meio de diversas abordagens pedagógicas. Aqui estão alguns dos principais métodos e resultados:

  1. Metodologia de Projetos: A utilização de projetos integradores permitiu que os alunos trabalhassem em temas relevantes, promovendo a interdisciplinaridade e a conexão entre diferentes áreas do conhecimento. Isso incentivou os alunos a analisar problemas do cotidiano e a desenvolver soluções criativas.
  2. Atividades Práticas: A implementação de atividades práticas, como a cultura maker, onde os alunos “colocam a mão na massa”, estimulou a criatividade e a experimentação. Essa abordagem permitiu que eles desenvolvessem habilidades de resolução de problemas e inovação.
  3. Debates e Discussões: A promoção de debates e discussões em sala de aula incentivou os alunos a expressarem suas opiniões e a questionarem informações, desenvolvendo assim seu pensamento crítico. Perguntas abertas foram utilizadas para estimular reflexões profundas.
  4. Educação Artística: A valorização das artes no currículo escolar ajudou os alunos a explorarem sua criatividade, permitindo que se expressassem de maneira única e desenvolvessem uma apreciação pela diversidade cultural.

Essas iniciativas não apenas melhoraram a capacidade dos alunos de pensar criticamente e de forma criativa, mas também os prepararam para enfrentar desafios futuros de maneira mais eficaz.

Integração da Tecnologia para Estimular a Criatividade

Os projetos de Laíde integraram a tecnologia de diversas maneiras para estimular a criatividade dos alunos em Juiz de Fora. Aqui estão algumas das principais abordagens:

  1. Aprendizagem Baseada em Projetos: Laíde utilizou a metodologia de aprendizagem baseada em projetos, onde os alunos são incentivados a trabalhar em temas relevantes, utilizando ferramentas digitais para pesquisa e apresentação. Isso promoveu a autonomia e a criatividade, permitindo que eles explorassem soluções inovadoras.
  2. Uso de Recursos Digitais: A implementação de plataformas digitais e aplicativos educacionais facilitou o acesso a uma variedade de conteúdos e ferramentas criativas, como softwares de design e edição de vídeo, que os alunos puderam usar para expressar suas ideias de forma original.
  3. Atividades “Figitais”: Projetos que combinam elementos físicos e digitais, como jogos interativos que utilizam QR codes, ajudaram os alunos a se envolverem ativamente no aprendizado, estimulando a curiosidade e a experimentação.
  4. Educação Artística e Tecnológica: Laíde promoveu a integração da arte com a tecnologia, permitindo que os alunos criassem projetos que combinassem diferentes formas de expressão, como música, teatro e artes visuais, utilizando ferramentas digitais.

Essas iniciativas não apenas ampliaram as habilidades criativas dos alunos, mas também os prepararam para um mundo cada vez mais digital e interconectado.

Compartilhe com seus amigos!
Veja meus outros posts:

O que você tem
para me dizer?

Quero Te Ouvir!

Professora Laíde | Vereadora
44.111 | União Brasil | Juiz de Fora | MG
Eleições 2024 | CNPJ: 56.255.272/0001-97

plugins premium WordPress